O que você precura?

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Uma estranha no paraíso

Rua Borges de Medeiros-Foto:CledineySilva
Dom Feliciano -RS,
Rua Borges de Medeiros

 Sempre fui atraída por cidades dos interior.
 Desde pequena me sentia atraída pelo verde, os animais, as estradas de chão batido. Mas o que eu mais gosto é o sossego, a paz que é possível encontrar nas pequenas cidades.
 Nunca gostei de muito agito, sou mais calma, mesmo sendo adolescente e vivendo na cidade.
 Mora na região metropolitana de Porto Alegre (não! Não moro em Poa, apenas não gosto da minha cidade). Minha cidade ainda está em faze de crescimento, isso pode ser visto ao chegar no centro; transito cada vez mais caótico, prédios e mais prédios sendo erguidos, população aumentando de uma forma absurda.
 A pressa já mora aqui, até eu mesma já estou seguindo essa "moda" quando estou no centro da cidade. Fico apressada, ninguém pode caminhar devagar na minha frente que eu quase tenho um ataque epiléptico. Um pouco disso posso atribuir à violência que veio crescendo; não ajudamos por medo, não dizemos a hora por medo, não olhamos para o lado por... Medo! O medo acaba nos controlando.
 Interior é tudo ao contrário. Não há medo, logo há solidariedade, as horas são ditas, as olhadas são dadas. É como desacelerar a pressa e o medo e acelerar a tranquilidade.
 Quando chega as férias, sempre vou para Dom Feliciano, cidadezinha com menos de 15 mil habitantes, colonizada por Polonesês que faz divisa com Amaral Ferrador, tenho alguns parentes que residem lá. 
 Essa cidade é uma das poucas onde posso deixar o medo e toda a pressa de lado, aquele lugar me acalma, me deixa nova para recomeçar o ano.
 A maioria das pessoas de Dom Feliciano se conhecem. Podem não saber o nome, mas reconhecem o rosto e isso me espanta, pois lá recebo olhares do tipo "ela não é daqui!". O pessoal todo consegue identificar quando se mora lá ou nos arredores. Como eles conseguem? Bom, isso ainda não sei. Sei apenas que lá sou uma estranha, uma estranha no paraíso.

3 Comentar:

Helen Oliveira disse...

mermã ai deve ser tão bom ficar um pouco longe da cidade GIGANTE... de tudo...
ah e o blog tá lindo

Helen Oliveira disse...

mermã ai deve ser tão bom ficar um pouco longe da cidade GIGANTE... de tudo...
ah e o blog tá lindo

Anônimo disse...

Reflexão prazeroza aqui, postagens deste modo emotivam ao indivíduo que observar neste sítio !!!
Dá muito mais do teu sítio, aos teus seguidores.

Postagens populares

 

Blog Template by BloggerCandy.com