O que você precura?

domingo, maio 23, 2010

leitura


Ler, um hábito que poucos brasileiros tem, mas por quê? Será pela vida agitada e pouco tempo? Será por falta de incentivo ou por preguiça mesmo? Eu sempre achei o povo brasileiro mais prequiçoso neste sentido, os jovens principalmente, com toda tecnologia o livro acaba ficando de lado, mas a tecnologia também pode ajudar a "recuperar" ou despertar o gosto pela leitura com livros online, eu mema gosto de let livros pela internet, então podemos dizer que nem tudo está "perdido". Em muitos casos, o primeiro contato que os jovens e crianças tem com a leitura é na escola e em casa os pais não incentivam a ler, isso colabora e muito para o crescimento de "não-leitores". O incentivo da família é o mais importante, pois é lá que a criança tem os primeiros exemplos copiando tudo que os pais fazem, eu não estou culpando os pais, porque muitas vezes eles incentivam os filhos, mas eles simplesmente não ligam para o que eles dizem.
Desde pequena, lembro de ver minha mãe lendo livros, revistas ou jornais, imaginava o que aquilo tinha de tão legal, ela sempre dizia que erqa legal porque podíamos imaginar a história como eu quisesse, ela lia para mim, pois meus primeiros livros quando tinha nove meses de idade, ainda era um pingo de gente. Quando maiorzinha, comecei a ganhar gibis, eu passava horas observando os desenhos e tentando imaginar o que eles estavam falando, depois quando aprendi a ler, nossa! Como foi bom poder entender tudo aqui, tudo que tinha palavras eu queria ler, mas confesso que hoje, não muito o hábito de ler e quando leio, leio livros no computador e sempre de autores estrangeiros, particularmente prefiro ler artigos, colunas em revistas ou jornais do que livros sobre fatos reais a ler ficção.
Acho que para termos mais leitores, devemos mostrar para a criança e para o jovem o quão bom é ler, poder imaginar, viajar e clato, incentivando e fazer com que os pais também incentivem, mas devemos saber de uma coisa, sbaer que gênero e autores iremos dar para eles lerem, ecolher de acordo com a idade e o gosto de cada um. É importante também que eles escolham algo que goste para o ato de ler se torne bom e prezeroso e a vontade de ler, cresça casa vez mais :)
E vc, o que gosta de ler?
Beijos!

1 Comentar:

Trashy Fame disse...

amei o blog *o* to seguindo, se der depois dá uma passadinha no meu tbm:
www.thetrashyfame.blogspot.com
espero que goste

Postagens populares

 

Blog Template by BloggerCandy.com